quarta-feira, 21 de abril de 2010

Reciclando o seu papel :)

Só a partir da invenção da imprensa que o consumo de papel aumentou e chegou aos níveis de hoje em dia e que consequentemente faz os níveis de desmatamentos que vemos.
É inegável a importância de se reciclar papel hoje em dia para a segurança de nosso planeta. Essa matéria irá mostrar como podemos reciclar o papel de uma maneira fácil e prática e que também servirá como oficina para nossas crianças de Ponte Nova.
1º passo
Rasgue o papel em pedaços pequenos e coloque numa bacia. Atenção, evite cortar o papel com tesoura ou estiletes porque esse processo pode enfraquecer as fibras.

2º passo
Coloque água na bacia e deixe o papel picado amolecer. Se o papel for mais resistente que, por exemplo, papel-jornal, deixa algumas horas de molho ou até mesmo de um dia para o outro.

3º passo
Amasse e rasgue bem o papel embebido em água, deixando ele bem pastoso.

4º passo
Aperte a massa de papel, tirando o excesso de água, e coloque no liquidificador com água. Numa proporção de três de água para um de papel.

5º passo
Depois de batido, pegue o resultado e despeje em um balde. Há duas opções para essa etapa. Se você quer um papel grosso como um papelão, você pode jogar o conteúdo direto na peneira. Para papéis mais finos, é use a peneira pegando o material de baixo para cima e deixando escorrer. Quanto mais vezes, você fizer isso, mais consistente o papel vai ficar.

6º passo
Com o trapo, vá secando lentamente o material, pousando-o em uma superfície absorvente como pano ou mesmo papel-jornal.

7º passo
Coloque um peso em cima do papel para prensar o papel. Deixe-o descansando até ficar bem seco. E pronto. Agora é só usá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário